FANDOM

Este guia é um tutorial básico para noobs iniciantes.

Para testar as bobagens que vai aprender aqui, use a nossa

PÁGINA DE TESTES

Como criar um artigo

  1. Certifique-se que não existe nenhum artigo sobre o que você pretende escrever. Para isso faça uma pesquisa com o nome do que você quer escrever. Muitas vezes são criados dois ou mais artigos sobre o mesmo tema (por exemplo "Cerveja" e "Breja"), e mais tarde alguma pobre alma pobre alma terá de perder seu tempo e juntar os dois artigos.
  2. Consulte o guia de Ajuda:Wikificação (Desciclopédia-BR) que contém um conjunto de referências para formatar o conteúdo do artigo.
  3. Lembre-se que a Desciclopédia não é um palanque político e que não toleraremos panfletagem ou propaganda política aqui.

Aviso importante:

Politicagem não, cazzo! A Desciclopédia é um site de humor. Ninguém aqui se importa com sua opinião panfletária sobre o Neoliberalismo, os Tucanos ou a Privatização. Seja engraçado e não apenas idiota.

Como criar?

Há vários modos de criar um artigo na Desciclopédia:

  • A partir de uma ligação (link) a vermelho. Existem artigos na Desciclopédia em que o texto contém alguns links escritos em vermelho(isso significa que o artigo sobre a palavra em vermelho não existe), e são semelhantes a Exemplo de título de artigo (note que este exemplo não é um link para um artigo, e sim uma imitação da aparência de um link, isso foi feito para que não criem um artigo com este título e estrague essa explicação). Ao clicar em um link a vermelho, será aberta uma nova pagina, onde você pode começar a escrever o seu artigo. Antes de começar a escrever, confirme se o título está certo(Isso é para que as pessoas consigam encontrar seus artigos, já que o sistema de buscas não vai encontrar um artigo com o título errado).
  • A partir de uma pesquisa. Escreva no campo "Pesquisa" (lado esquerdo da página) o título do artigo e clique no botão Artigo. Se aparecer um artigo já existente, edite-o. Se aparecer uma lista de artigos, verifique se não existe um semelhante para editar, caso contrário clique no link vermelho onde diz: Não existe uma página com o título "nome do que você procurou". Pode criar esta página. (esta maneira é a mais recomendada, já que desse jeito você já pesquisa se não há um artigo com o mesmo tema que o seu e evita problemas no futuro).
  • A partir do link Criar Artigo (lado esquerdo)

Ao Editar o artigo

  1. Escreva o que quiser na caixa de edição.
  2. Quando acabar, clique no botão "Preview" para ver se ficou tudo do jeito que você queria. Note que o que você verá é apenas uma previsão e que a informação ainda não está gravada, permitindo corrigir ou acrescentar mais informação, na caixa de edição abaixo da previsão. Utilize o botão "preview" quantas vezes forem necessárias. Caso contrário, se fizer muitas edições e gravá-las, aparecerão todas no histórico, o que não é prático. Se possível, coloque também categorias no artigo.
  3. Crie um backup do artigo (por simples precaução) e clique em "Save Page". O artigo está criado e visível a outras pessoas.

Problemas e Soluções

As indicações seguintes poderão não ser a solução ideal para todos os casos.

  • Já existe um artigo com determinado título, como faço para criar um com esse título, mas sobre outro assunto?

Caso isso aconteça, você deve copiar o conteúdo do artigo com o título que você pretende usar e copiá-lo para um artigo novo com o título mais preciso.

Vamos pegar por exemplo o artigo KIA. Você quer escrever um artigo sobre o Kia Joorabchian, mas já existe um artigo com o nome "KIA" que trata da KIA Motors. Para resolver o problema, você deve criar um novo artigo com o mesmo conteúdo do artigo original (o que fala sobre a KIA Motors) e usar um título mais preciso (ao invés de escrever só KIA, escreva Kia Motors). Após fazer isso, crie o seu artigo também com um título especifico (ao invés de KIA, escreva Kia Joorabchian). Por fim volte ao artigo KIA, apague todo o seu conteúdo e escreva o seguinte: Template:Desambiguação *Nome do artigo que você escreveu *Novo nome do artigo que usava o título que você queria

Dessa maneira o problema estará resolvido.

  • Criei uma página com o título errado. Como eu resolvo essa merda?

Caso seja um título com erros ortográficos ou um título com caracteres estranhos (por exemplo "A%C3úcar" ou "Assucar"), crie um novo artigo com o título correto e com o mesmo conteúdo do artigo original. Depois deixe o artigo com o título errado em branco e escreva o seguinte no lugar do artigo:

  1. redirect Nome certo do artigo

Dessa maneira se algum outro babaca escrever errado o nome do artigo, ele será levado automaticamente ao artigo correto.

  • Criei um artigo e descobri que existe outro sobre o mesmo assunto. Identifique qual o dos artigos possui o melhor título e elabore um texto baseado no conteúdo dos dois artigos e coloque-o nesse artigo. Depois disso vá ao artigo com o título "não-tão-bom", apague todo o seu conteúdo e escreva no lugar:
  1. redirect Nome certo do artigo

Dessa maneira não importará qual nome a pessoa procure, ela será levado automaticamente ao artigo correto.

Caso pretenda ajuda, envie uma mensagem a alguém mais experiente.

Formatação do Texto

Espaço ( ):

O texto fica assim.

Dois pontos (:):

O texto fica assim.

Ponto e vírgula (;):

O texto fica assim.

Cerquilha (#):

  1. O texto fica assim
  2. e assim também.

Cerquilha e dois pontos(#:):

  1. Aqui usa-se apenas a cerquilha (#).
    Aqui usam-se a cerquilha e os dois pontos (#:).
  2. Aqui usa-se apenas a cerquilha (#). A numeração segue a anterior.

Quatro linhas (----) fazem uma bonita linha horizontal:

Formatação da Fonte

Tamanho

Grande: (texto)
O texto fica assim
Pequeno: (texto)
O texto fica assim

Cor

texto.
Ex:
  1. Laranja - texto.
  2. Preto - texto.
  3. Azul - texto.

A lista completa com todos os códigos de cores encontra-se em Ajuda:Lista_de_Cores (Desciclopédia-BR).

Outras Informações

Você pode criar no início dos seus artigos, citações de outras pessoas (inventadas ou não), seguindo o seguinte modelo:

"Icso non Ecziste!"
(Padre Quevedo sobre Icso)

Caso não saiba, se no seu teclado carregar SHIFT + ENTER, deixa um espaço menor do que o normal, por isso ao colocar "(Padre Quevedo sobre Icso)" após a citação, faça SHIFT + ENTER, e quando passar à próxima citação use simplesmente Enter e deixará tudo mais bonito.

Você pode deixar avisos nos seus artigos ou noutros seguindo o modelo abaixo ou criando uma frase você próprio:

Este artigo é uma merdinha sem graça. Ajude a Desciclopédia acrescentando-lhe um pouco de conteúdo água.

ou

Ajude a Desciclopédia, Wikificando este artigo e expandindo-o.

Ad blocker interference detected!